Tudo sobre Capitalismo Consciente

O que é Capitalismo Consciente? Conheça os princípios básicos desse movimento global utilizado por grandes empresas e corporações.

O que é capitalismo consciente

Em um primeiro momento o conceito pode causar certo estranhamento. Afinal “capitalismo” e “consciente” muitas vezes são considerados antagônicos. O primeiro remete ao individualismo e a busca pelo lucro, a qualquer custo. Já o segundo, está preocupado com o coletivo e os impactos causados pelas ações humanas nas mais diferentes esferas.

Foi para responder este questionamento que o movimento Capitalismo Consciente surgiu.

O que significa Capitalismo Consciente?

A ideia teve início nos Estados Unidos e ganhou consistência através de entidades supraestatais, como a Organização das Nações Unidas. A ONU estabeleceu no anos 2000, o Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável . Ambas iniciativas visam encorajar empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade.

Isso significa que organizações empresariais e corporações participam, ativamente, contribuindo para resolução de questões ambientais, sociais , culturais e econômicas.

A governança corporativa,portanto, deve ter como norte de suas ações e princípios uma consonância com as demandas globais.

Movimento no Brasil

Apesar do pouco tempo, o Capitalismo Consciente tornou-se global e vem quebrando paradigmas. Diversas marcas renomadas e multinacionais dos mais variados segmentos aderiram ao movimento.

capitalismo consciente brasil
capitalismo consciente brasil

No Brasil, o Capitalismo Consciente conta com centenas de associados e nós não poderíamos ficar de fora! Já que a essência da Akredito está na reintegração sustentável dos clientes . Todas as nossas ações são desenvolvidas no sentido de contribuir e impactar positivamente a sociedade brasileira.

Pilares básicos do Capitalismo Consciente

qual a importância do capitalismo consciente
qual a importância do capitalismo consciente

Os pilares ou princípios básicos do Capitalismo Consciente são:

  • Propósito elevado: Como dito anteriormente, o propósito não pode ser apenas a busca pelo lucro.
  • Liderança consciente: Organizações precisam ter lideres conscientes. São esses que inspiram toda a equipe.
  • Cultura consciente: Uma cultura baseada em valores e princípios, conectando todos os envolvidos em prol dos propósitos da empresa.
  • Orientação dos envolvidos : O negócio deve gerar valores para todas as partes interessadas: funcionários, clientes e colaboradores

Para saber mais acesse nosso site.

Tudo sobre conteúdos financeiros, finanças pessoais e muito mais!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store