Saiba tudo sobre o PIX

Não aguento mais pagar taxa do TED! Fizeram um DOC para minha conta…são quantos dias de compensação ? Hoje é sábado e não consigo pagar boleto! Errei os dados bancários da transferência ,o que fazer ?

Certamente você ouviu falar bastante sobre PIX nos últimos dias mas muitos consumidores ainda possuem dúvidas com relação a esse novo sistema de pagamento instantâneo, que estará disponível em Novembro nos bancos e instituições financeiras.

o que é PIX ! Veja sua vantagens
o que é PIX ! Veja sua vantagens

É um novo meio de pagamento desenvolvido pelo Banco Central com objetivo de simplificar/baratear as operações de pagamento e transferências entre as pessoas.

Atualmente as operações entre contas de diferentes instituições são feitas através do TED e DOC. Já os pagamentos de contas são realizados com boleto, dinheiro vivo ou por cartões.

Essas transações possuem diversas desvantagens para o consumidor: podem levar até cinco dias úteis e ainda custam caro — algumas instituições cobram mais de R$ 20 pelo TED, por exemplo.

O PIX surge como alternativa para quem deseja transferir e fazer pagamentos de forma gratuita, rápida e segura.

Essas transações poderão ser feitas:

  • Entre pessoas
  • Entre pessoas e estabelecimentos comerciais
  • Entre estabelecimentos
  • Para entes governamentais, no caso de taxa e impostos

Para aderir o PIX, a primeiro medida que você deve tomar é criar a chave PIX através dos canais de atendimento das instituições financeiras.

A função PIX irá aparecer no aplicativo de celular dos clientes de bancos, instituições financeiras e empresas de pagamento. No momento de finalizar uma operação basta escolher o PIX no aplicativo do celular como forma de realizar a operação.

A chave PIX representa o endereço da sua conta. Para criar uma chave PIX a pessoa precisa usar uma dessas quatro formas de identificação: CNPJ/CPF, e-mail, número do celular ou uma chave aleatória.

Esta última opção da chave aleatória, nada mais é que uma forma de receber um PIX sem precisar informar dados pessoais ou seja será gerado aleatoriamente uma sequencia de números que representará sua conta.

Lembrando que pessoas físicas poderão registrar até cinco chaves Pix por conta da qual seja titular e não existe um limite total de chaves que cada pessoa pode cadastrar.

Poderão ser feitas de diferentes formas:

  1. Informando uma chave Pix, que o usuário poderá adicionar a uma conta que já possui; essa chave pode ser o número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ — será necessário informar somente um destes;
  2. Informando os dados bancários de quem vai receber o pagamento, como se faz uma TED e DOC hoje — nome completo, CPF, número da instituição, agência e conta

Não haverá restrição com relação aos dias e horários. O PIX funcionará 24 horas por dia, 7 dias por semana, e será feita em até 10 segundos.

Veja abaixo as principais vantagens do PIX:

  • Transações em tempo real. O PIX estará disponível 24 horas por dia, até em fins de semana e feriados.
  • As operações bancárias serão concluídas em até 10 segundos.
  • O PIX será gratuito para pessoas físicas, inclusive MEis (micro empreendedores individuais). Vale lembrar que empresas poderão ser cobradas.
  • Sem burocracia
  • Seguro

E aí, curtiu as dicas ? Então acesse nosso site para mais conteúdos como esse!

Tudo sobre conteúdos financeiros, finanças pessoais e muito mais!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store