Saiba como regularizar o CPF sem sair de casa
Ter o CPF irregular (Suspenso, Nulo ou Cancelado) pode trazer muitas consequências negativas para o seu dia dia. Veja agora como sair dessa situação.

A criação do Auxílio Emergencial, medida econômica de ajuda ao combate do coronavírus, trouxe à tona um grande problema: milhões de brasileiros estão impossibilitados de receber o auxílio devido a irregularidades com o CPF.
Atualmente, segundo a Receita Federal são aproximadamente 20 milhões de pessoas com algum tipo de irregularidade no CPF.
Já as razões para que o cadastro de pessoa física (CPF) fique irregular são inúmeras. Abaixo, explicaremos cada uma delas e o que fazer para descobrir o status do seu:
O que é um CPF irregular ?
Estar com CPF irregular, significa que o contribuinte possui algum tipo de pendência com a Receita Federal. Podendo ser:
- CPF Suspenso - quando o cadastro está incorreto ou incompleto. Geralmente o nome do contribuinte ou a data de nascimento estão registrados de maneira errada. É o caso, também, de quem deixou de votar e não regularizou a situação.
- CPF Cancelado — na maioria das vezes acontece quando ocorre roubou ou perda do documento.
- CPF Nulo - diz respeito a fraudes na inscrição do CPF.
- CPF pendente de regularização - quando o contribuinte tem algum problema relacionado a entrega do Imposto de Renda. São levados em consideração os últimos cinco anos de contribuição.
- CPF de titular falecido - quando a Receita verifica o falecimento do titular.
Consequências negativas em ter um CPF irregular:
Os impactos negativos de estar com um CPF irregular são inúmeros.
Com CPF irregular não é possível abrir uma conta digital ou conta-corrente.
Além disso, estão impedidos de:
- Tirar passaporte
- Pedir empréstimos ou financiamentos
- Movimentar contas bancárias
- Participar de concursos públicos
- Ter direito a programas governamentais ( Bolsa-Família, Auxílio Emergencial)
- Vender ou Comprar imóveis
- Receber aposentadoria
Por isso, é essencial regularizar o CPF o mais rápido possível.
Como saber se o CPF está regular?
Para saber qual é a situação do CPF basta acessar o site da Receita Federal, digitar o número do documento e a data de nascimento. Após realizar a consulta, um relatório irá informar o status do cadastro.
Como regularizar o CPF?
Na grande maioria dos casos é necessário apenas realizar a solicitação no site. O requerente não precisa ir até uma unidade da Receita Federal.
Qual a diferença entre CPF irregular e o “nome sujo”?
Muitos não sabem a diferença entre o CPF irregular e o CPF negativado. Como explicamos anteriormente, o CPF irregular está ligado diretamente a algum problema com a Receita Federal. Logo, não tem nada a ver com endividamento e dívidas.
Já o “nome sujo” ou CPF negativado, é o termo utilizado para pessoas que estão com o nome negativado nas listas de órgãos de proteção ao crédito — conhecidos como os “maus pagadores”. Portanto, nome sujo tem relação com o caráter devedor (dívidas) e inadimplência do CPF.
Para mais conteúdos como esse acesse nosso site.