Economia Colaborativa: realidade pós-Coronavírus.
Quer saber o que é Economia Colaborativa, quais as suas vantagens e por quê ela vem sendo praticada cada vez mais durante a pandemia ? Então confira!

O Coronavírus vem acelerando um movimento natural que já estava acontecendo: a freada no consumo acelerado e inconsciente. Neste período em que todos estão adaptando-se ao um “novo normal”, os modelos de negócio também seguem em constante mudança.
A Economia Colaborativa ou Compartilhada, nada mais é que a conscientização de que tanto empresas quanto clientes fazem parte de uma sociedade, e que todos podem e devem ter acesso facilitado a produtos e serviços.
Além de uma alternativa para manter a qualidade de vida, sem consumo excessivo e desperdícios, a Economia Colaborativa ao fomentar o compartilhamento promove naturalmente a sustentabilidade tão importante para nosso planeta.
Economia Colaborativa no cotidiano:
Engana-se quem pensa que este modelo de negócio é algo teórico e distante do cotidiano. Certamente, você utilizou algum aplicativo de transporte particular, alugou uma bicicleta , reservou aquela casa para uma viagem ou ainda compartilhou um mesmo espaço de trabalho com outros profissionais (conhecidos como coworking ou trabalho compartilhado.).Esses são exemplos práticos de Economia Colaborativa!
Com o consumo cada vez mais consciente e responsável,principalmente durante a pandemia, a tendência é que a Economia Colaborativa se consolide como uma relação justa e sustentável onde o acesso é mais importante que a posse e pelo qual todos podem ser fornecedor e consumidor ao mesmo tempo.
A receita desse mercado global é de US$ 335 bilhões. No Brasil, a economia compartilhada deverá representar 30% do PIB de serviços nos próximos anos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Tipos de Economia Colaborativa:
Existem diversos segmentos na economia colaborativa, entre as principais:
- Mercado de redistribuição de produtos: Baseado na venda e consumo de produtos usados e seminovos.
- Lifestyle colaborativo: Compartilhamento de recursos e troca de bens intangíveis como habilidades e tempo.
- Sistema de Compartilhamento de Produtos: O consumidor adquire o benefício do produto e não o produto em si. Como alugar uma casa em uma viagem.
Para saber receber mais conteúdos como esse acesse nosso site.