Black Friday 2020: como se preparar financeiramente.

Em 2020, a Black Friday completa sua décima edição no Brasil. Criada pelos comerciantes nos EUA, o evento que é sinônimo de enormes descontos, existe há mais de 40 anos e ocorre sempre na sexta-feira seguinte ao feriado do Dia de Ação de Graças.

Por aqui, a Black Friday conquistou de vez os consumidores brasileiros. Já tornou-se tradição: sempre na última sexta de Novembro, milhares de pessoas fazem filas atrás das liquidações de até 90%.

Apesar das ótimas promoções, é preciso ter atenção ao planejamento financeiro para não acabar no vermelho. Veja as dicas abaixo que irão te ajudar durante a Black Friday:

  • avalie sua situação financeira nos próximos meses antes de realizar qualquer tomada de decisão na Black Friday. Lembrando que Janeiro e Fevereiro são conhecidos pelos gastos elevados decorrentes do IPVA, IPTU
  • Faça uma lista para adquirir o produto que você realmente precise e tenha interesse.
  • Seja um consumidor consciente e evite compras por impulso. Reflita sobre os impactos na sua saúde financeira. Uma compra consciente em épocas de promoção é a melhor maneira de economizar dinheiro.
  • Analise a credibilidade da loja ou empresa. Nesta época do ano, as fraudes aumentam significativamente.
  • Muita atenção com o cartão de crédito. Parcelar em até 24 vezes pode parecer tentador mas são nestas situações que muitos consumidores acabam se endividando. Cuidado com os juros do cartão!
  • Faça uma pesquisa dos preços dos itens desejados. Algumas lojas dão falsos descontos: elas sobem o preço um pouco antes da Black Friday e, no dia, voltam ao preço normal, anunciando como se fosse uma grande oferta. Essa prática apesar de ilegal, é muito comum na Black Friday.

Fique atento aos conteúdos sobre a Black Friday nas próximas semanas. Aproveite para acessar o nosso site e não perca nenhuma novidade.

Tudo sobre conteúdos financeiros, finanças pessoais e muito mais!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store