3 fake news sobre finanças que te prejudicam diariamente.

Com certeza você já ouviu falar sobre Fake News, principalmente após o “boom” das redes sociais. Mas para quem não sabe o que significa…. calma! Este conceito refere-se a propagação de informações equivocadas e/ou falsas.

As Fakes News sempre estiveram presentes ao longo da história, o que mudou foi a nomenclatura, o meio utilizado para divulgação e o potencial de persuasão que o material falso adquiriu nos últimos anos.

No mundo das finanças não é diferente. Notícias falsas também podem prejudicar a tua vida financeira! Como ? Muito simples: informações financeiras ditas como verdadeiras são compartilhadas e, assim , acabam impactando negativamente milhares de pessoas que não possuem conhecimento adequado sobre educação financeira.

Para evitar que isso aconteça com você, nós separamos as fakes news que mais circulam no mundo das finanças.

  • “É impossível economizar estando endividado”: Ter um planejamento financeiro permite que você inclua porcentagens distintas para cada tipo de gasto ( lazer, dívida , aluguel , alimentação…). Portanto, é possível economizar mesmo com dívidas para pagar.
  • “Educação financeira é apenas para especialistas”: Não é necessário ser especialista para conseguir equilibrar a vida financeira. Todo dia mostramos como é simples aplicar os conceitos da educação financeira.
  • “Só dá para poupar o que sobra no final do mês”: Quem tem o costume de planejar as finanças sabe que tudo pode ser calculado e dividido. Por exemplo, deposite rigorosamente uma quantia fixa mensal. Dessa forma, você consegue poupar mais no final do mês.

Procure se informar em portais de notícias e sites que sejam de confiança e credibilidade — como o nosso! Por último, leia todo o conteúdo e cheque as informações antes de compartilhar nas redes sociais.

Gostou das dicas ? Acesse o nosso site para mais conteúdos como esse!

Tudo sobre conteúdos financeiros, finanças pessoais e muito mais!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store